sábado, 17 de maio de 2008

PROJETO DE SUCESSO
Exemplo de um projeto de pesquisa bem elaborado, onde o pesquisador planejou e seguiu todos os processos da pesquisa. Assim, obtendo o resultado que esperava, assita e divirta-se




PESQUISA COMO JOGO DE SALA DE AULA




O texto inicia defendendo que pesquisar em aula é envolver-se em um jogo de perguntar e responder, jogo que exige a mudança das regras de ação do ensinar e do aprender. Pesquisar em sala de aula é envolver-se interativamente num jogo de linguagem, sempre à procura da resposta de alguma pergunta. Finalmente argumenta-se que propor a pesquisa em aula é mais do que apenas pretender que os alunos assimilem conhecimentos. É modo de aprender a aprender, de construir competências de uso da linguagem, de saber lidar com o conhecimento para solução de problemas, criando-se nesse mesmo movimento as possibilidades de intervir nas realidades sociais.


MORAES, R.; RAMOS, M. G.; GALIAZZI, M. C. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos.
Programa Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião
Você poderá conhecer um pouco mais o que é e onde nasceu o Programa Nossa Escola Pesquisa através da apresentação, que demonstra a sua utilização como ferramenta de sala de aula, desenvolvendo uma prática de aprender e ensinar resgatando o prazer mútuo nessa atividade, na relação professores e alunos.

Crônica







Cansaço de um Microondas

Não queria falar nesse assunto, pois é algo muito dolorido para mim. Tenho a leve impressão que já faz algum tempo, que sou um dos objetos mais usado dessa casa. É comida que entra e sai, crianças com grandes sacos de pipoca, copos de água até pratos para o almoço e jantar passam durante o dia por mim, sem contar uma mamadeira que não me deixa em paz. E os minutos intermináveis para descongelar molhos e carnes, são os piores. É claro que através de tudo isso, percebo que sou importante, mas estou cansado e carente.
Durante a semana sou usado constantemente por três meninos. O mais velho sem zelo e carinho me usa muito, o menino do meio, tem medo de mim e o mais novo adora brincar comigo. Nas pontinhas dos seus pequenos pés, abre e fecha a minha porta. E eu fico piscando para ele e as suas gargalhadas me recompensam.
A única pessoa que demonstra um pouco de cuidado por mim, só me encontro no sábado à tarde, onde recebo um bom banho. Ah que hora boa, esses minutos poderiam ser eternos, mas, pena que acaba logo, entre as atenções divididas entre o fogão, a pia e a geladeira.
Conversei com alguns vizinhos que se sentem assim, já não me sinto sozinho e tão desvalorizado, outros nessa cozinha compartilham dos meus sentimentos, afinal, uma família grande dá trabalho mesmo, mas não conseguiria mais viver sem toda essa agitação, pois já me sinto parte dessa família, preciso apenas de minutos como esse, onde alguém escute os desabafos cansados de um velho microondas.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Nossa Escola Pesquisa a Sua Opinião






Uma das possibilidades para utilizar a pesquisa na sala de aula como ferramenta pedagógica é o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, o qual pertence ao Instituto Paulo Montenegro, que é uma ramificação do IBOPE para a área da educação em conjunto com a Ação Educativa e a UNESCO. É um programa que pode ser aplicado por qualquer professor que tenha se interesse pela proposta em conjunto com seus alunos.
Simone Emer